
Obesidade e técnicas cirúrgicas
Todas as alterações que acompanham a obesidade melhoram com o emagrecimento. A dieta representa seguramente um momento fundamental do tratamento da obesidade. Para os muito obeso é possível também recorrer a algumas técnicas cirúrgicas, recordando que deve ser sempre o médico a escolher a mais adapta para o paciente.
Obesidade e o balãozinho intragástrico
O balãozinho intragástrico em silicone (Bib), é introduzido por via endoscópica no estômago, cheio de uma solução fisiológica e metilene azul para evidenciar eventuais perdas através das fezes e urina. O Bib, que pode permanecer no estômago seis meses, permite aos pacientes de seguir dietas hipocalóricas sem sentir o estímulo da fome. Em seguida o Bib, contraindicado para quem sofre de úlcera, esofagite, hérnia volumosa e bulimia, é removido, sempre por via endoscópica e, se a perda de peso é insuficiente, se pode colocar um outro.
Obesidade e a bandagem gástrica
Uma outra técnica cirúrgica muito utilizada é a bandagem gástrica regulável, realizada por via laparoscópica. Com esta última técnica, reversível, o cirurgião introduz os instrumentos através de pequenos furos e controla no monitor os movimentos para dispor em torno da parte alta do estômago uma espécie de cinto (a bendagem). O estômago adquire assim a forma de uma espécie de clepsidra onde a parte superior, muito menor que a inferior, é um recipiente que funciona como preestômago. Quando este saco se enche determina a saciedade, uma vez que, o bolo alimentar deflui lentamente devido a restrição da bendagem. A digestão e a absorção dos nutrientes no intestino acontecem fisiologicamente e não são subvertidos como nos by-pass intestinais. A restrição pode também ser ajustada, como se faz com um cinto, com uma injeção subcutânea de água destilada.
Obesidade e homeopatia
A homeopatia também contra a obesidade, se associada a um regime dietético, pode resultar muito eficaz. Entre os produtos homeopáticos lembramos Ammonium Carbonicum, para quem gosta muito de doces e sofre de disgestão; Phytolacca Decandra, se a obesidade é acompanhada de reumatismos e distúrbios respiratórios;Calcarea Carbonica, em pacientes apreensivos; Baronia para homens de negócios irritáveis e que sofrem de halitose; Staphysagria, para mulheres deprimidas depois de uma profunda desilusão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário